Ao tempo dedicado ao estudo. Por isso, iniciativas que aumentem a “exposição do estudante ao conhecimento” são promissoras, segundo Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna. Ao falar na abertura do Congresso Internacional A qualidade do aprendizado está diretamente relacionada ´Educação: uma Agenda Urgente´, promovido em Brasília pelo movimento Todos Pela Educação, ela lembrou que “existem quatro fatores fundamentais capazes de impactar positivamente o desempenho escolar: o cumprimento do calendário, o combate ao absenteísmo, o tamanho das turmas e o cumprimento das lições de casa”.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, também participou da abertura e anunciou planos de aumentar o calendário escolar, com ampliação gradativa do ano letivo de 200 para 220 dias, ao longo de quatro anos, ou com o aumento de horas dentro da escola.
Aumentar o tempo de exposição do aluno ao conhecimento é uma das políticas recomendad as no estudo Caminhos Para Melhorar o Aprendizado, desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com o Todos pela Educação, com coordenação do secretário de Ações Estratégicas da Presidência, Ricardo Paes de Barros. A proposta atualmente está em discussão na União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. O trabalho está disponível emwww.paramelhoraroaprendizado.org.br.
O congresso em Brasília termina nesta sexta-feira (16/9). O movimento Todos Pela Educação reuniu no evento líderes das áreas educacional, acadêmica, gestão pública e política. Um documento sobre cada um dos temas de alto nível ali discutidos será divulgado e encaminhado ao Ministério da Educação e à Presidência da República.
O Congresso conta com o apoio do Conselho de Desen volvimento Econÿmico e Social (CDES) e do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife). Foi patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundação Educar DPaschoal, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau, do Itaú BBA e Instituto Natura. Teve o apoio da Agência Tudo, Canal Futura, CNE, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e DM9DDB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário